Dullcii
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- Jaguariaíva, Paraná, Brazil
- "Cada pessoa deve escolher quanta verdade deseja suportar" (Nietzsche)
sábado, 4 de outubro de 2008
Seminários em sala
Para todos que acham que seminário não se aprende nada...
O seminário tem vários procedimentos formais que devem ser seguidos e assim,desenvolve a habilidade dos alunos em sala de aula.
Sendo de muito importância os alunos estarem em profundo contato como assunto que irá apresentar,isso os leva a pesquisar,ler para triar as informações necessários e preparar a exposição ,e assim poder apresentar aos colegas de maneira que eles compreendam o que eles irão apresentar.Nessas etapas,há quatro aspectos que não podem ser esquecidos:
*Planejamento de texto: além de cuidar do conteúdo ,também se deve levar em conta a forma como as informações serão passadas a todos,que não pode ser da mesma que eles se comunicam no dia-a -dia em sala de aula.Ai entra o trabalho das diferenças da língua formal e informal.
*Estrutura e funcionamento:o conteúdo precisa ser apresentado de forma clara e coerente ,sendo o objetivo facilitar a compreensão de seu sentido geral.O texto deve ter:fase de abertura,introdução,desenvolvimento,conclusão e encerramento.
*Características da fala: o tom e a intensidade devem criar um clima propício para a interação com a platéia.
*Postura corporal:olhares,gestos,expressões faciais e movimentos corporais são importantes para complementar as informações transmitidas pela fala.Assim auxiliam a mobilizar a escuta atenta.
"Então aqui podemos ver uma maneira ótima de trabalhar e desenvolver a fala em público e desenvolver as duas línguas formais e informais - suas diferenças e utilidades - na nossas vida.E todo esse trabalho de ser orientado e acompanhado aos olhos atentos do professor."
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
A AVALIAÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA
A questão fundamental no ensino escolarizado da escrita é a avaliação que incide sobre a aprendizagem da leitura e a aprendizagem da escrita.
frequentemente a classificação de uma criança que não está aprendendo resulta de uma abordagem muito restrita do seu conhecimento.Primeiramente se avalia sempre o que a criança não realizou.O que ela deixou de fazer nem sempre significa que não sabe.O conhecimento que emerge é função do contexto no qual o se encontra o educando.
A sala de aula é um contexto em que avaliação está sempre presente ,como pano de fundo.geralmente tudo que se faz em sala de aula é considerado do domínio da aprendizagem e está sempre avaliada.Também o comportamento ,a personalidade do indivíduo está sempre atento às reações do professor e , na maioria das vezes,procura ajustar seu comportamento e suas produções às expectativas do professor.Muita coisa que o indivíduo é ou sabe não surge no contexto da sala de aula.
Por este motivo é importante avaliar os conhecimentos de e leitura e de escrita fora da sala de aula,em outros ambientes da escola,com intervenção de outros educadores(como coordenador,diretor ,vice-diretor,pessoal de apoio da secretária da educação,professor co-regente,eventual ,volante,etc)e com a utilização de materiais diversos e também sobre assuntos diferentes.
É obrigação da escola socializar o conhecimento da escrita a todos os educandos,uma vez que é direito do educando a aquisição da linguagem escrita,tanto a leitura como escrita.
Assim dizendo segundo a Elvira, que a avaliação é muito instrumento importante para o professor para que ele faça uma reflexão sobre sua própria prática ,sobre sua eficiência das estratégias adotadas.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sabemos que a oralidade não se aprende por intuição ,gêneros mais formais como seminário deve ser trabalhado desde as séries iniciais.
Com isso faço uma pergunta a todos os professores:
- Em sua prática em sala de aula tem - se a preocupação de abordar conteúdos da oralidade?
Reflitam.....
Sempre percebemos que há a redução da oralidade mas na realidade cabe a escola realizar atividades em que utilizem a oralidade em diversas situações comunicativas.
Pode adaptar as aulas diárias atividades de diversos gêneros:
- entrevistas,debates,exposições,dialágos com autoridades e dramatização.
Trabalhando as atividades que desenvolvem a oralidade e a língua na sua diversidade.
Livro de dica para leitura sobre linguística:
ORLANDI, ENI PULCINELLI.O que é linguística.São Paulo.Brasilense ,1999.(Coleção Primeiros Passos)
Esse livro embassa todas as teorias modernas acerca do estudo da língua .Ele é bastante acessível devido a linguagem e à forma como coloca o conteúdo.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Os níveis da linguagem
Como andamos vendo a diversidade da língua,e vemos que ela assume diferentes níveis de linguagem,temos que ver o que Martins e Zilberknop (2004,p.37-38),tem em seus registro.* Língua culta: é o nível que respeita as normas gramaticais .
Ex: Comprei quinhentos gramas de queijo e quatrocentos gramas de presunto.
* Língua coloquial: é o nível de linguagem em que ocorrem erros gramaticais aceitáveis
e aqui um modelo simples mas que funcionou de trabalho feito para a produção de texto e projeto para o falante nativo.
Ex: Comprei quinhentas gramas de queijo e quatrocentas gramas de presunto.
*Língua vulgar ou inculta : é o nível em que ocorrem graves erros gramáticais,não aceitáveis para falante nativo.
Ex: a muié não comprou as flaldas das crianças.
*Língua regional: é o nível de linguagem em que ocorrem expressões e aspectos gramaticais próprios de uma determinada região.
Ex:axé, meu povo!!!
*Língua grupal: é o nível de linguagem que pertence a grupos fechados .Dividi-se em técnica e grupal.
>>língua técnica:pertence a áreas de estudo.Só é compreendida por aqueles que estudaram os termos .
Ex: [..] entrementes seria de bom alvitre saber momento em que as digladiantes ficaram pávidas ,se o foi no dealbar da titônia ornamentada de rosicleres ou se foi no obumbrar vespertino,com ou sem arrimos oculares ou percepções alheias [...] (FLORES,SILVA,2005)
>>Gíria: é própria de tribos existentes na sociedade,como por exemplo,os surfistas,os skatistas,os funkeiros e assim por diante.
Ex: temos como vazar=ir embora, tá ligado=está prestando a atenção,fora da casinha= louco,pouco preço= pobre,fazem parte da linguagem deste grupo.
Cabe lembrar que nenhum desses níveis está errado,basta que eles sejam usados nas comunidades linguística adequada.O correto é sim não julgar o registro usado mas perceber se ele está usando com o grupo que compreende o nível.Tudo isso que foi visto até aqui dá para mostrar que nossa língua está organizada,pois somente o leitor entenderá o que é necessário para elaboremos textos comunicativos.
E para o trabalho destas linguagens diversificadas de nossa língua, é preciso adotar trabalhos de texto para o desenvolvimento correto da língua em seus determinados momentos.
E aqui agora apresento o desenvolvimento de um projeto que funcionou e que deu certo ,pois temos que levar as crianças ao mundo da leitura para trabalhar linguagens.
Realizados de forma constante e permanente, abrangem todos os níveis de ensino: da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Adota – se um livro por bimestre, além disso, há abordagem de diferentes tipos de texto, todos trabalhadores durante o período letivo, através de:
Leituras autônomas;
Compreensão de mensagens orais e escritas;
Reconhecimento da intencionalidade dos textos;
Produção de textos coesos e coerentes;
Revisão dos textos;
Identificação da intertextualidade entre as obras;
Uso da língua portuguesa como geradora de significação.
Portanto, por meio de estratégias e interação entre os colegas de classe e o professor, atinge – se modos de construir as competências necessárias para sua própria leitura e produção.
"(...) o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita se apóia na imersão da criança em uma sociedade letrada, em sua participação em um mundo que utiliza a palavra escrita.”
(Castorina, j.a. ET Alii. Piaget e Vygotsky_
Novas contribuições para o debate. São Paulo:
Ed. (Ática, 2001)
Na importância do ato de ler para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
A língua Portuguesa
A língua portuguesa assumiu um papel importante .
Existe porém na linguística ,um princípio que se chama prioridade da língua oral sobre a escrita , que defende exactamente tudo o que podemos dizer sobre o peso da linguagem oral sobre a escrita.
Então, entende-se a importância da oralidade correta na vida do indivíduo para assimilação correta da escrita.
Assim, podemos apresentar as diferenças entre oral e escrita.
* Linguagem oral:
- língua não -padrão : quando conversamos ,o registro é de linguagem não padrão ou seja, sem normas gramática is.
- linguagem corporal : quando usamos o corpo para ajudar no processo de comunicação ,com um gesto ou olhar para expressar nossas ideias.
*Linguagem escrita:
-linguagem padrão: o registro escrito não admite o uso de língua não padrão.
-contextualização : sendo necessária o autor do texto descreva o contexto e só saia dele quando especificar o outro.
Podemos perceber a importância da oralidade para a condução da escrita adequada,o que se percebe que na oralidade criam-se vínculos com a escrita através de desenvolvimentos das necessidades das pessoas em seus contexto de vida, como por exemplo o uso das linguagens formais e não -formais no dia-a -dia de cada pessoa.E tal fortalecimento se dá a necessidade do ser humano se comunicar em suas várias formas .
Para isso precisamos de professores interessados em saber as diferenças e utilidades das linguagens na vida dos seus alunos .
MACHADO DE ASSISUm clássico para todos sendo homenageado no seu centenário de morte,destacou-se em 2008 o ANO NACIONAL DE MACHADO DE ASSIS.
Todos conhecem pelos seus clássicos ,as crianças e adolescentes passam a compartilhar referenciais linguísticos ,artísticos e culturais ,onde permitem a eles estabelecerem vínculos com as gerações anteriores e se integrar a cultura.
A EXPERIÊNCIA CULTURAL E A ESCRITA

" Quando uma criança não aprende a ler ou a escrever ,ou ambos, é preciso levar em consideração a escrita como sistema que é uma manifestação da capacidade humana de simbolizar ; o educando,seu período de desenvolvimento e sua experiência cultural ;o professor , a qualidade da medição realizada por ele , sua formação profissional e seu conhecimento pedagógico ; a escola , a organização do tempo e do espaço , a gestão e o contexto de desenvolvimento por ela oferecido ; o conhecimento, o momento histórico em que ocorre o ensino aprendizagem; a cultura e a prática pedagógica,principalmente a dinâmica dos processos que acontecem na sala de aula."
Como diz Elvira Souza Lima, temos que explorar o cotidiano de cada aluno para desenvolver atividades do interesse do contexto educativo de cada aluno.levando suportes de escrita e utilização da escrita ao seu mundo , e assim levar a experiência cultural com os instrumentos da escrita.
A EXPERIÊNCIA CULTURAL E A ESCRITA
Para Elvira Souza Lima:
[...] quando se aprender a lidar com o sistema da escrita é também uma prática cultural cultural as atividades relacionadas ao ensino da escrita também são parte do desenvolvimento cultural[...]
O que percebemos é que se deve analisar o contexto de vida de cada aluno e assim explorar diante da sua cultura de vida as práticas educativas que levem a leitura e escritas das palavras.Essa estratégia de levar o conhecimento cultural de cada aluno pode favorecer o aprendizado da leitura e escrita.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Quando uma criança não aprende a ler e a escrever
Sendo assim, a aprendizagem da escrita ,sistema simbólico complexo que é,está subordinada a um trabalho intencional ,claro,organizado e contínuo do educador.E este trabalho deve levar em consideração a estrutura da língua.Um trabalho com atividades que tenham continuidade e que caminhem no sentido de ampliar as categorias gramaticais utilizadas ,o vovabulário e o desenvolvimento da sintaxe.
Então aqui entro com meu contexto, pois não podemos deixar à criança as iniciativas,conclusões e relações necessárias para entender o sistema da escrita.se assim fizermos estamos condenando a criança ao seu fracasso.
domingo, 28 de setembro de 2008
Análise linguística
É importante explicar as crianças que na oralidade pode-se empregar a modalidade formal da linguagem , quando se trata de interação verbal que se realiza sob determinadas convenções sociais de pouca proximidade entre os interlocutores
A modalidade coloquial ,por sua vez, é aquela que utilizamos diariamente em situações menos formais,com pessoas com quais temos certas intimidade ou familiridade.
As diferenças linguagens ,formal e coloquial, refletem o âmbito cultural próprio de segmentos social e do grupo que se caracteriza as pessoas que as utilizam.
Sendo de muito importância que as crianças percebam a importância das diferentes linguagens e a necessidade de saber utilizá-las na leitura e escrita no momento certo.
Para isso coloco aqui o que acho de muito importância que é : sabermos que o papel do professor vem a ser o que está a mediar e concluir juntamente com os alunos e as a necessidades que o social cobra dentro do nosso contexto de vida a língua nas suas diferentes formas.É estar dentro da globalização e assim conseguir interagir com o mundo.