Dullcii

Minha foto
Jaguariaíva, Paraná, Brazil
"Cada pessoa deve escolher quanta verdade deseja suportar" (Nietzsche)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

BRINCADEIRAS DE MÃE E FILHOS

infância passa rápido demais e grande parte das mães só se dá conta que seu filho cresceu quando este já está envolto com a adolescência e, ai é tarde demais para querer brincar com ele.
E é assim que vem acontecendo anos após anos e as brincadeiras antigas tão gostosas estão sendo cada vez mais esquecidasBrinque com seu filho.
Brincadeiras Antigas
Ensine a ele as brincadeiras de roda, convide os primos e os vizinhos e faça uma roda, ensine-o as músicas que geralmente acompanham essas brincadeiras, como Terezinha de Jesus, Não atire o pau no gato, Lencinho branco, Ciranda cirandinha e outras que com certeza ele vai adorar.
As bonecas de pano sugerem brincadeiras deliciosas, podendo ser confeccionadas deretalhos de tecidos ou meias. Aprender a confeccioná-las é uma atividade muito importante para o desenvolvimento infantil.
É claro que  não deverá largar tesoura e nem agulha na mão de uma criança, mas essa poderá indicar como deseja que a boneca seja feita e ficar do lado escolhendo e entregando o material que será usado. E depois de pronta é só soltar a imaginação brincar muito com ela.Brincadeiras de Crianças
Uma das brincadeiras antigas que também tem sido esquecida é a brincadeira decasinha onde entra as bonecas, as panelinhas, fogão, as camas, enfim tudo que faz parte de uma casa, incluindo as despesas que uma família tem e como manter uma casa em ordem.
Convide seu filho para brincar de bola, são inúmeras as brincadeiras que podem ser feitas com elas, como as de jogar na parede e pegar enquanto vai cantando, além das tão conhecidas brincadeiras de bater a bola no chão sem deixa- lá rolar e os chutes a gol. Assim seu filho vai desenvolvendo coordenação motora, e aprendendo adesenvolver a capacidade de concentraçãopaciência e a vencer obstáculos.
As cordas também estão ficando no passado, ensine seu filho a brincar de pular corda, pular cobrinhas, passar de baixo da corda, pular enquanto as pessoas batem a corda, ou ele mesmo bater e pular.
São brincadeiras que ajudam a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e fortalecem os músculos das pernas e braços. Aproveite, brinque muito com seu filho, ensine a ele as antigas brincadeiras  para que mais tarde ele também possa ensinar filhos dele e  assim não permitir que essas brincadeiras acabem sendo esquecidas.

Esse texto que Ana Simões propõe  e nos mostra a grande importância que temos ao nossos filhos e de cultivarmos nosso tempo com brincadeiras que desenvolvam a criatividade e o social. Pense nisto e viva a infância de seu filho!