Dullcii

Minha foto
Jaguariaíva, Paraná, Brazil
"Cada pessoa deve escolher quanta verdade deseja suportar" (Nietzsche)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A AVALIAÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA

Para Elvira Souza Lima...

A questão fundamental no ensino escolarizado da escrita é a avaliação que incide sobre a aprendizagem da leitura e a aprendizagem da escrita.
frequentemente a classificação de uma criança que não está aprendendo resulta de uma abordagem muito restrita do seu conhecimento.Primeiramente se avalia sempre o que a criança não realizou.O que ela deixou de fazer nem sempre significa que não sabe.O conhecimento que emerge é função do contexto no qual o se encontra o educando.
A sala de aula é um contexto em que avaliação está sempre presente ,como pano de fundo.geralmente tudo que se faz em sala de aula é considerado do domínio da aprendizagem e está sempre avaliada.Também o comportamento ,a personalidade do indivíduo está sempre atento às reações do professor e , na maioria das vezes,procura ajustar seu comportamento e suas produções às expectativas do professor.Muita coisa que o indivíduo é ou sabe não surge no contexto da sala de aula.
Por este motivo é importante avaliar os conhecimentos de e leitura e de escrita fora da sala de aula,em outros ambientes da escola,com intervenção de outros educadores(como coordenador,diretor ,vice-diretor,pessoal de apoio da secretária da educação,professor co-regente,eventual ,volante,etc)e com a utilização de materiais diversos e também sobre assuntos diferentes.
É obrigação da escola socializar o conhecimento da escrita a todos os educandos,uma vez que é direito do educando a aquisição da linguagem escrita,tanto a leitura como escrita.


Assim dizendo segundo a Elvira, que a avaliação é muito instrumento importante para o professor para que ele faça uma reflexão sobre sua própria prática ,sobre sua eficiência das estratégias adotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário