O que se ensinar em seminários:
Para todos que acham que seminário não se aprende nada...
O seminário tem vários procedimentos formais que devem ser seguidos e assim,desenvolve a habilidade dos alunos em sala de aula.
Sendo de muito importância os alunos estarem em profundo contato como assunto que irá apresentar,isso os leva a pesquisar,ler para triar as informações necessários e preparar a exposição ,e assim poder apresentar aos colegas de maneira que eles compreendam o que eles irão apresentar.Nessas etapas,há quatro aspectos que não podem ser esquecidos:
*Planejamento de texto: além de cuidar do conteúdo ,também se deve levar em conta a forma como as informações serão passadas a todos,que não pode ser da mesma que eles se comunicam no dia-a -dia em sala de aula.Ai entra o trabalho das diferenças da língua formal e informal.
*Estrutura e funcionamento:o conteúdo precisa ser apresentado de forma clara e coerente ,sendo o objetivo facilitar a compreensão de seu sentido geral.O texto deve ter:fase de abertura,introdução,desenvolvimento,conclusão e encerramento.
*Características da fala: o tom e a intensidade devem criar um clima propício para a interação com a platéia.
*Postura corporal:olhares,gestos,expressões faciais e movimentos corporais são importantes para complementar as informações transmitidas pela fala.Assim auxiliam a mobilizar a escuta atenta.
"Então aqui podemos ver uma maneira ótima de trabalhar e desenvolver a fala em público e desenvolver as duas línguas formais e informais - suas diferenças e utilidades - na nossas vida.E todo esse trabalho de ser orientado e acompanhado aos olhos atentos do professor."

Nenhum comentário:
Postar um comentário