Como andamos vendo a diversidade da língua,e vemos que ela assume diferentes níveis de linguagem,temos que ver o que Martins e Zilberknop (2004,p.37-38),tem em seus registro.* Língua culta: é o nível que respeita as normas gramaticais .
Ex: Comprei quinhentos gramas de queijo e quatrocentos gramas de presunto.
* Língua coloquial: é o nível de linguagem em que ocorrem erros gramaticais aceitáveis
e aqui um modelo simples mas que funcionou de trabalho feito para a produção de texto e projeto para o falante nativo.
Ex: Comprei quinhentas gramas de queijo e quatrocentas gramas de presunto.
*Língua vulgar ou inculta : é o nível em que ocorrem graves erros gramáticais,não aceitáveis para falante nativo.
Ex: a muié não comprou as flaldas das crianças.
*Língua regional: é o nível de linguagem em que ocorrem expressões e aspectos gramaticais próprios de uma determinada região.
Ex:axé, meu povo!!!
*Língua grupal: é o nível de linguagem que pertence a grupos fechados .Dividi-se em técnica e grupal.
>>língua técnica:pertence a áreas de estudo.Só é compreendida por aqueles que estudaram os termos .
Ex: [..] entrementes seria de bom alvitre saber momento em que as digladiantes ficaram pávidas ,se o foi no dealbar da titônia ornamentada de rosicleres ou se foi no obumbrar vespertino,com ou sem arrimos oculares ou percepções alheias [...] (FLORES,SILVA,2005)
>>Gíria: é própria de tribos existentes na sociedade,como por exemplo,os surfistas,os skatistas,os funkeiros e assim por diante.
Ex: temos como vazar=ir embora, tá ligado=está prestando a atenção,fora da casinha= louco,pouco preço= pobre,fazem parte da linguagem deste grupo.
Cabe lembrar que nenhum desses níveis está errado,basta que eles sejam usados nas comunidades linguística adequada.O correto é sim não julgar o registro usado mas perceber se ele está usando com o grupo que compreende o nível.Tudo isso que foi visto até aqui dá para mostrar que nossa língua está organizada,pois somente o leitor entenderá o que é necessário para elaboremos textos comunicativos.
E para o trabalho destas linguagens diversificadas de nossa língua, é preciso adotar trabalhos de texto para o desenvolvimento correto da língua em seus determinados momentos.
E aqui agora apresento o desenvolvimento de um projeto que funcionou e que deu certo ,pois temos que levar as crianças ao mundo da leitura para trabalhar linguagens.
Realizados de forma constante e permanente, abrangem todos os níveis de ensino: da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Adota – se um livro por bimestre, além disso, há abordagem de diferentes tipos de texto, todos trabalhadores durante o período letivo, através de:
Leituras autônomas;
Compreensão de mensagens orais e escritas;
Reconhecimento da intencionalidade dos textos;
Produção de textos coesos e coerentes;
Revisão dos textos;
Identificação da intertextualidade entre as obras;
Uso da língua portuguesa como geradora de significação.
Portanto, por meio de estratégias e interação entre os colegas de classe e o professor, atinge – se modos de construir as competências necessárias para sua própria leitura e produção.
"(...) o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita se apóia na imersão da criança em uma sociedade letrada, em sua participação em um mundo que utiliza a palavra escrita.”
(Castorina, j.a. ET Alii. Piaget e Vygotsky_
Novas contribuições para o debate. São Paulo:
Ed. (Ática, 2001)
Na importância do ato de ler para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens.

foi otimo , me ajudou muito na minha pesquisa,,,,parabens
ResponderExcluirQue bom.....estouprecisando postar mais aqui ando sem tempo ,mas logo ,logo terei mais novidades e tomara que possam ajuda-la.
ResponderExcluirbeijo grande!!!
muito bom,valeu! tava loca para concluir um trabalho e não achava nada.
ResponderExcluir