Mary Rangel com a sua obra simples e notável ensina aos professores a trabalhar com a leitura de forma prazerosa através de Dinâmicas – técnicas e não tecnicismo -, como ele mesmo afirma: “As Dinâmicas de leitura são técnicas e, como tais, são procedimentos de trabalho”. Ele ensina aos Professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário, adequando os exercícios sobre leitura a todos os profissionais de educação e suas respectivas disciplinas. São 37 Dinâmicas e todas testadas pelo autor em sala de aula. Qualquer Professor há de se gabar com as suas técnicas simples e eficientes, capaz de tornar o trabalho como algo prazeroso. As aulas tornam-se diferentes, participativas e até comentadas pelos alunos tanto na escola, quanto em casa ou (até) em seus locais de lazer. O que a autora pretende com este livro é estimular a prática da leitura em sala de aula; auxiliar o desenvolvimento de habilidades de atenção e observação; incentivar a organização e a expressão de idéias; estimular o aumento e a fixação de vocabulário; incentivar a criatividade e diversificar atividades de ensino e aprendizagem. Dessa forma a autora (sua obra) contribui com os Professores, auxiliando-os no cotidiano de seu trabalho com os alunos. SEGUE ABAIXO TRÊS DINÂMICAS EXTRAÍDAS DO LIVRO PARA O PROFESSOR TRABALHAR A SUA PRÁTICA. AS DEMAIS DINÂMICAS, O PROFESSOR PODERÁ ADQUIRIR ATRAVÉS DO LIVRO, QUAL, AQUI, INDICADO COM ENTUSIAMO POR ALGUÉM QUE ESTÁ A PRATICÁ-LO E A COLHER BONS RESULTADOS. DINÂMICAS 1. NÃO REPITA A INFORMAÇÃO a) O Professor solicita que cada aluno da turma fale uma informação do texto; b) O Professor esclarece que as informações não poderão se repetir; assim, na seqüência da apresentação de informações pelos alunos, cada um deverá falar uma nova informação do texto, ou seja, uma informação diferente das apresentadas, anteriormente, pelos colegas. Observações: 1º ) Considerando que, nesta Dinâmica, a informação dada por cada aluno deverá ser diferente da dos colegas que falaram anteriormente, caso o Professor observe que, num dado momento, fica difícil aos alunos apresentarem uma nova informação, ele poderá encerrar a Dinâmica; 2ª) O Professor poderá fazer comentários sobre as informações apresentadas; 3ª) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais. 2. CONSEGUE REPETIR? a) O Professor faz perguntas sobre o texto a um aluno; o número de perguntas poderá ser de duas a quatro, e o aluno responderá oralmente, à medida em que forem sendo formuladas; b) O Professor solicita a outro aluno que repita as perguntas formuladas pelo Professor e as respostas do colega. Este aluno poderá, também (a critério do Professor), fazer, ao final, um comentário, uma apreciação pessoal, seja quanto ao conteúdo, seja quanto à forma (clareza, objetividade etc.) de expressão das respostas. Observações: 1º) Dependendo do Professor e do tipo de texto e questões (dependendo, enfim, das circunstâncias) o Professor poderá apresentar mais de quatro perguntas; 2ª) O Professor poderá dar continuidade a toda a Dinâmica, apresentando outras perguntas; 3ª) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais. 3. QUE VOCÊ DIZ? a) O Professor solicita a um aluno que comple¬te, livremente, com suas idéias, a frase: - "O que o texto me diz: ... "; b) O Professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: - "O que eu digo ao texto: ... "; c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase

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