Educação integral com a infância e a juventude
Maria Júlia Azevedo Gouveia
As idéias aqui apresentadas foram tecidas do lado de fora dos muros escolares, considerando os acontecimentos e os desafios que se encontram nessas fronteiras.
A aprendizagem se inicia com o nascimento e se estende ao longo de toda a vida, antecede e vai além do processo de escolarização, abarcando um amplo conjunto de instituições, modalidades, relações e práticas. A educação, a comunidade educativa e a política educativa são muito mais amplas que a educação escolar, a comunidade escolar e a política escolar.
Pretendemos circunscrever a abrangência do tema educação integral e, para tanto, iniciamos com um recorte histórico que configura a infância como categoria social e público prioritário da educação.
Esse histórico considera os aspectos de rupturas e contradições que fizeram a criança e o adolescente passarem “do anonimato para a condição de cidadão, com direitos e deveres aparentemente reconhecidos” (Del Priore, 1999, p. 8), ou seja, desde quando as crianças e os adolescentes eram considerados objetos de propriedade dos adultos, sem muita relevância, até os dias atuais, em que a Constituição Brasileira de 1988 prevê que as crianças sejam prioridade absoluta.
O que aparentemente nos mostra a importância de revermos a Educação como algo mais abrangente na vida de cada ser humano , a cada momento temos algo pra ensinar e aprender, sendo assim , a educação algo integral .


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